Inspirações - Coleção Primavera Verão 2012 Notável Tropicana

quinta-feira, 6 de maio de 2010

Veja como escolher uma boa peça em couro

A galera vem apostando forte em couro , principalmente na matéria luxuosa e nobre, gostosa de usar. Vamos dar algumas dicas de como escolher uma peça de roupa que normalmente é cara, sem fazer bobagem? Como diferenciar o couro natural do sintético? E depois, como cuidar de uma peça de couro para que dure por mais tempo?
O couro é o material da vez. Normalmente, o que se vê nas passarelas são jaquetas tipo perfecto, aquelas inspiradas nos motociclistas: brutas e de bad boys. Nessa nova fase o couro vai além, veremos nas lojas em vestidos, short, calça e até blusas e sem dúvida as cores e texturas diferenciadas completam o estilo.

Conforto e flexibilidade
O couro, além de ser muito agradável, oferece conforto. É perfeito para a meia estação, e com um tricô leve ou uma meia, pode ser usado no inverno, fica bem quentinha.

Mesmo sendo um material resistente, o couro proporciona certa flexibilidade. Os mais macios são normalmente os mais caros. Se encontrar uma peça dura, sem flexibilidade, ela não deve ser das mais caras, a não ser que seja um couro diferente, com craquelados ou envernizados, que deixam texturas modernas na peça.

Truques
Alguns truques são úteis na hora de adquirir uma peça de couro. A primeira coisa é identificar se é natural ou sintética. Para isso é só sentir o cheiro: o couro tem um perfume característico. As peças de couro natural normalmente são mais caras. Mas uma boa notícia: se forem bem cuidadas, duram bastante. Quem não gosta de usar material animal, pode optar pelos materiais sintéticos. Tem também o couro “vegetal”, feito de látex, que é moderno e ecológico.

Repare em toda a superfície da peça que você quer comprar e veja se existem partes que parecem mais finas do que as outras, couro é mais valorizado se não tiver imperfeições. A porosidade, no entanto é a textura natural do couro e é desejável e bonita. O couro é uma peça de tamanho e formato irregular. A modelagem tem alguns recortes a mais do que os normalmente usados no tecido. Isso é natural. Porém, se ela for toda de retalhos, deve ser mais barata, pois existe alto aproveitamento do material.

Estampas e texturas
Estampas de bicho são muito comuns e têm um bom resultado. Cores vivas e estampas como oncinha colorida, metalizados, craquelados, vernizes e outros estão sendo bem explorados na estação.

Para conservar o couro
- Nada de chuva e nada de sol.
-Busque um ambiente arejado e nunca úmido, pois o couro mofa fácil.
- Não guarde dentro de plásticos, prefira uma capa fina de tecido ou “TNT”.
- Tente colocar para arejar uma vez por mês, é o recomendado.
- Se tiver que limpar, evite pano muito molhado e seque a peça logo em seguida.
- Nunca use produtos de limpeza, procure os indicados para esse fim.
- Não borrife perfume e cuidado com a maquiagem: ambos podem estragar a peça.
- Procure não deixá-la direto em contato com a pele, pois a gordura e o suor da pele vão ser absorvidos, manchando o material. Uma echarpe no pescoço pode proteger um pouco.
- Não guarde peças escuras encostadas com as claras, para a cor não migrar de uma peça para a outra. Aliás, procure não deixar nada encostado no couro, é melhor, evita raspar e riscar a superfície.
Aproveite essas dicas. Faça uma boa compra. Cuide bem da sua peça e até a próxima dica.





Nenhum comentário:

Postar um comentário